Síntese: A sociedade da aprendizagem e o desafio de
converter informação em conhecimento, de Juan Ignacio Pozo
Gilclene Pereira Sobral de Brito
O
artigo vem relatar uma realidade bastante presente na sociedade atual, onde a
dificuldade de se aprender está cada vez mais difícil, pois as pessoas querem
ter o conhecimento daquilo que elas acreditam ser o suficiente para a vida
delas, e não o que a sociedade impõe. Em alguns casos, o homem considera como
importante, o saber adquirido através de experiências vividas em seu cotidiano
e a troca de conhecimento um com o outro, do que o próprio ensino em sala de
aula.
A
escola não tem acompanhado o avanço da informação, e o aluno se depara com um
professor desatualizado, e que não permite contribuição do aluno nas aulas,
onde muitas vezes o aluno apresenta mais conhecimento que o próprio professor
que não se atualizou em determinada informação. Tanto a escola quanto o
professor não pode ficar alheio às tecnologias da informação, existem diversos
meios de estar atualizados e o professor precisar buscar subsídios para um
ensino de qualidade, e estimular o aluno a desenvolver o senso critíco, tendo
em vista que, nenhum conhecimento é uma verdade acabada sem direito a
questionamento.
Juan
Ignacio Pozo afirma que para “mudar as formas de aprender do aluno requer
também mudar as formas de ensinar de seus professores”, então não adianta
traçar novos métodos para que o aluno aprenda, se o professor continua no
método tradicional. É preciso investir em conhecimento, com a valorização do
professor, ambiente adequado para o processo ensino-aprendizagem, e esforço e
compromisso de professores, alunos, escola e da sociedade em geral.
Ficou bom!
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